(Pródigo é a pessoa que se revela por um gasto imoderado capaz de comprometer seu patrimônio. É considerada uma doença mental.
O pródigo pode ser interditado judicialmente. Quando este for interditado será nomeado um assistente para que administre o patrimônio.
Podemos ter uma nova vida
Uma das melhores formas que Jesus ensinava era através das parábolas. Elas te levam a pensar e concluir de várias maneiras e Ele queria isso: Que nós pensássemos...
E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
O que tem demais nisso? Não podemos chegar a um determinado momento da vida em que olhamos pra nós e não estamos satisfeitos com o que somos ou temos? Podemos. Dizemos: Quero algo novo pra mim, quero uma vida nova, não estou feliz, não foi isso que escolhi pra mim, esses não são os meus sonhos e etc...
Até aí tudo bem. Mas atente pra um detalhe: o filho não tinha nada. Ele pede a herança. Ele queria algo novo mas não tinha os próprio recursos pra começar.
Você quer algo novo? Tenha recursos...
Herança se recebe quando alguém morre. O pai “morre” para fazer aquilo que o filho lhe pediu.
Deus não te impede de nada. Você quer agir? quer ir?quer seguir? Deus não te impede.
Aqui podemos refletir assim: Você pode mudar a sua vida a qualquer momento porque Deus nunca te impedirá de buscar, mas saiba que o que Ele quer é que você caminhe com Ele, porém se você não quiser ainda sim poderá encontrá-Lo no final.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente (irresponsavelmente, desregradamente).
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
Você pode pegar o que é seu de direito, pode adquirir recursos, pode arriscar. Mas faça dar certo. Faça valer a pena o que ganhou de seus pais, o que economizou do seu trabalho, o que deixou de gastar com seu conjugue e filhos, o que poupou nos últimos tempos e principalmente valorize o que Deus te deu.
Quando você sair em busca de algo novo pra sua vida, tenha metas e as conquiste. Não queira voltar sem nada... só com a cara de quem aprendeu alguma coisa. Volte com coisas grandes, seja ela material ou sentimental. Mas que seja de grande valor e não algo que qualquer um poderia lhe ter dado ou você aprendido em um livro de autoajuda.
Quer algo novo? Tenha sabedoria.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
Quando você sair pra buscar algo novo pra sua vida saiba escolher as pessoas que poderão te ajudar. Você não precisa se alimentar de bolotas. Se você souber escolher amigos, pessoas influentes, se aproximar de gente feliz e disposta a ajudar, pessoas que tenham boas ideias e pessoas que não sejam pessimistas, você estará bem.
Quer algo novo? Tenha pessoa que acrescentam coisas boas pra você.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E interessante que o texto diz: “E, tornando em si”... como se ele não estivesse no seu juízo perfeito. Não vá se você não estiver bem, não vá se você tiver dúvidas, não vá se você não tem certeza, não vá se você acha que vai se arrepender, não vá se você estiver com medo. Busque algo novo com um coração disposto e preparado. Você não precisa passar fome, não precisa pecar, não precisa sair de si... Você tem muito valor, é especial.
Por que tem que estar com frio? Por que tem que ficar sozinho? Por que tem que sentir dor? Por que tem que chorar? Por que se afastar do Pai? Por que não se achar digno? Por que ser escravo se pode ser dono?
Quer algo novo? Tenha o momento certo para ir.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Quando você sair pra buscar algo novo você deixará saudade... alguém ficará ou algumas pessoas ficarão ou algo ficará. Seus amigos, seus familiares, seu amor, seu cachorro, sua plantinha... Você vai voltar? Eles estarão te esperando? Você quer tê-los de volta ou vai deixar e trocar pelo algo novo?
Quando a gente quer algo novo é porque o antigo já não nos satisfaz completamente. Quer mudar de emprego, de cidade, de escola, de namorado (a), de roupa, de carro. Que algo novo que você está buscando? Seja o que for você vai deixar saudade...
Se o que você tá buscando pode te trazer de volta pense em uma coisa: Pra quem você vai voltar? Você quer ser recebido com um abraço no pescoço e um beijo? Eu imagino aquele pai baixo, cabelos brancos, com dificuldade pra caminhar, mas que ao ver seu filho voltando ele corre e se atira no pescoço dele porque seu filho deveria ser alto e forte, mas abatido pelas lutas da vida... e o pai como se fazendo isso iria impedir dele ir novamente. E o beija porque no beijo diz: eu amo você, meu filho! Que bom que você voltou!
O seu algo novo te levou pra longe do Pai? Dos que te amam verdadeiramente? E você agora que voltar...
Volte. Venha receber este abraço no pescoço e este beijo.
Quer algo novo? Tenha a certeza de que você pode voltar quando quiser.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
Busque sempre algo novo para sua vida. Tenha sempre algo novo, um recomeço, um reconstruir algo que te impulsione a crescer e que este crescimento te aproxime cada vez mais de Deus.
Não queira pegar o que é teu e se afastar do Deus, do teu Pai de Amor.
Deus, como este pai, não te impedirá de ir, de fazer as suas escolhas, ao contrário Ele quer mesmo que você vá... Porque Ele te ama e quem ama deixa o seu amado livre para crescer e aprender. E como aquele pai, Deus torce por você, te olha e te abençoa e fala: “Vai, meu filho”. Mas não tenha medo, conquiste! E se por algum motivo você se afastar demais ao “tornar-se em si” e perceber o erro, não pense duas vezes e Volte!!! Haverá uma grande festa, uma alegria, vestes novas, alimento com fartura e tudo aquilo que você como um filho merece.
E sabe por que você merece? Porque Deus enviou Jesus para fazer uma nova aliança, um novo pacto com o homem. Jesus morreu pra nos salvar deste mundo atribulado. O seu lugar é um manancial de águas vivas.
Você desde o ventre da sua mãe era escolhido Dele. Deus tem um propósito para cada um de nós, algo muito especial preparado para você... Tome posse!!! Não queira bolotas e sim uma mesa preparada.
Quer algo novo? Tenha Jesus!!!