Os líderes da igreja dele se organizaram e deixaram Deus trabalhar na vida daquela igreja, daqueles jovens e adolescentes... Que benção!!!
Fomos então no último final de semana para este "acampadentro", o pastor da Igreja, eu e mais 03 colegas seminaristas falamos sobre os seguintes temas: Depressão, Amizades, Drogas lícitas e ilícitas, sexo antes do casamento e Geração Nem-Nem (nem estuda, nem trabalha).
Enquanto cada palestrante falava víamos as reações daqueles meninos e meninas: descobertas, dúvidas, medos, identificações e em todos um desejo de mover algo de sobrenatural neles.
Essa ideia de falar sobre a Geração Nem-Nem surgiu a partir de uma reportagem que eu vi no "Fantástico" e que mexeu bastante comigo. E quando o irmão Everson me pediu uma sugestão, essa já estava na cabeça. Agora vou aguardar uma oportunidade de falar para meus jovens e adolescentes também.
Segue o esboço da palestra:
GERAÇÃO NEM-NEM (NEM ESTUDA, NEM TRABALHA)
Quase 10 milhões de jovens brasileiros (15 a 29 anos) no Brasil não trabalham nem estudam. É um exército de reserva que pode ser manobrado para o bem ou para o mal. O IBGE (na Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio de 2012) apontou que os jovens que não trabalhavam nem frequentavam a escola, os chamados de “nem-nem”, representavam 19,6%. Isso significa 9,6 milhões de jovens, de uma população estimada para o período de 48, 8 milhões de jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos.
O grupo Nem-Nem nos países de capitalismo selvagem e extrativista, é uma verdadeira bomba-relógio, em termos sociais, de potencial criminalidade e de violência. Por quê? Porque os fatores negativos começam a se somar (não estuda, não trabalha, não procura emprego, não tem família, não tem projeto de vida...). Se a isso se juntam más companhias, uso de drogas, convites do crime organizado, intensa propaganda para o consumismo, famílias desestruturadas etc., dificilmente esse jovem escapa da criminalidade (consoante a teoria multifatorial da origem do delito). Milhões de jovens, teoricamente, estão na fila da criminalidade (e nossa indiferença hermética não se altera um milímetro com tudo isso).
http://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/113727367/geracao-nem-nem-uma-bomba-relogio (21/10/14)
Situações do Nem-Nem:
• Maioria pobre
• Maioria de meninas
• Meninas com 01 ou mais filhos
• Não estudam por vergonha
• Não trabalham por falta de qualificação
• Não tem diálogo familiar
• Não tem iniciativa
Como reverter esta situação?
Dentro de uma visão social a situação de um nem-nem tem que ser revertida a partir de um próprio interesse em mudar. O jovem que vive nesta situação pode ainda não ter prestado atenção que ele faz parte de uma estatística negativa para sociedade e que esta situação precisa ser mudada. O jovem é por natureza produtivo e se não está acontecendo isso, ele está infringindo uma ordem natural e isso precisa ser corrigido.
É na juventude que se inicia as grandes conquistas. Quanto mais tarde isso acontece a tendência é que as fases da vida sejam atrapalhadas e/ ou modificadas.
Jovem=disposição=trabalho=produtividade=maturidade=realizações=benefícios=estabilidade...
1) Identificar a situação
2) Querer mudar
3) Voltar a estudar (supletivos, EJA,EAD)
4) Se qualificar (cursos gratuitos do governo, Associações, ONG’s)
5) Trabalhar (comércio, estágios, com os pais, com amigos)
6) Se aperfeiçoar no trabalho (cursos extras, horas extras, intercâmbios)
7) Querer ser produtivo
8) Querer ser alguém
Dentro de uma visão cristã ou dentro de uma visão bíblica um estímulo para mudar:
“... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1 João 2:14
“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” Eclesiastes 11:9
“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” Eclesiastes 12:1
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8:37
E eu agradeço a Deus por mais esta oportunidade.
Fiquem na Paz!
Excelente Obra almejo.