sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sermão expositivo I

Hoje fizemos a prova de homilética III. O conteúdo deste semestre foi baseado no livro Pregação Expositiva, Sua importância para o crescimento da Igreja – de Hernandes Dias Lopes. Uma obra importantíssima para aqueles que usar a arte de fazer sermões.
Compartilho com vocês trechos do livro para melhor entendimento e em seguida o esboço do meu sermão expositivo usado na prova.

Capítulo 3 – O conteúdo da pregação expositiva
A Supremacia da Escritura e a primazia da pregação são indispensáveis ao crescimento saudável da igreja.
SUPREMACIA DA ESCRITURA
A Bíblia é a escola do Espírito Santo onde o homem aprende tudo que é necessário e prático para ter uma vida abundante.

A Bíblia não só contém a Palavra de Deus, como também é a Palavra de Deus(Jo 17:17). Seu autor é divino, seu conteúdo infalível, sua mensagem eficaz, sua influência universal e seu poder irresistível. 

Capítulo 4 – O Propósito da Pregação Expositiva
A pregação expositiva que produz o crescimento da igreja é centrada em Deus e sensível ao homem.
Há muitos pregadores hoje, mas parece que são poucos os que pregam com poder, resultado do crescimento da igreja. Milhares têm pregado todos os domingos, mas com resultados insignificantes. Os perdidos não são salvos e os crentes não são edificados.

Outro propósito da pregação é a salvação dos perdidos e a Edificação do povo de Deus.
·         Salvação dos perdidos
A pregação é o instrumento que Deus usou para levar os perdidos à salvação. Alcançar os perdidos, ganhar pessoas de todas as nações, tribos e línguas é o nosso grande desafio e responsabilidade.
Deus não chamou sua igreja para pregar o que as pessoas querem ouvir, mas o que elas devem ouvir.
·         Edificação do povo de Deus
A Palavra de Deus não é só a semente divina mediante a qual nascemos de novo (Tg 1:18), mas também o pão divino por meio do qual somos alimentados (Dt 8:3)
Quando o pregador satisfaz uma necessidade humana específica, o sermão é relevante. A não ser que a pregação seja dirigida para a necessidade humana, ela não constitui verdadeira pregação.
Quando o pregador encontra a resposta de Deus para as necessidades humanas, ele pode ter certeza de que as ideias do sermão serão relevantes.


Sermão Expositivo

Texto: Habacuque cap. 1-2- 3

Tema: Deus responde ao que clama

Objetivo Geral: Intimidade com Deus

Objetivo específico: Esperar e confiar em Deus
Proposições: Vida de oração
                        Saber que Deus usa de várias estratégias para atender ao homem
      Adoração a Deus

Esboço:

Introdução:

O profeta Habucuque, classificado como profeta menor, rodeia o coração de Deus com suas orações pelo povo perguntando ao Senhor os motivos para Ele não agir em meio a falta de santidade de Judá. E da mesma forma hoje nós também perguntamos como e quando agirá o Senhor em nossas vidas. Este tem sido o clamor dos crentes em todas as épocas. Mas Deus sempre responde no tempo determinado por sua soberana vontade.

Capítulo 01 – O clamor do Profeta
“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.” Habacuque 1:2,3
Difícil quando vemos o povo de Deus padecendo e aparentemente o socorro Divino não chega. Muitos pastores vivem esta situação ao ver sua igreja com uma membresia tomando atitudes equivocadas e perdendo o temor a Deus. 
A igreja de Cristo deve estar sempre sendo exortada e sustentada em orações para não desviarem do caminho que leva a Jesus.
(Clamar a Deus gera intimidade).

Capítulo 02 – O profeta esperando a resposta do Senhor
“Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.
Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” Habacuque 2:1,2
A espera por uma resposta de Deus é algo desafiador. Habacuque se coloca a disposição de ouvir o Senhor : Apresentarei e vigiarei. Um servo que quer uma resposta deve se colocar a disposição de Deus para ouvi-lo e vigiar a Sua resposta. E quando a resposta de Deus chega, até quem passa ao largo vê, quem passa correndo vê e principalmente quem está perto desfruta de todo poder de Deus.
A resposta ao clamor do profeta não veio com uma boa notícia. Exílio, cativeiro, opressão!! Deus sabe como agir com seu povo. Deus sabe como deve agir com você. Confie no Senhor!
(Confiar no Senhor gera intimidade)

Capítulo 03 – Fé expressa de Habacuque
“Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Hb 3:18
O capítulo 3 é um Salmo de louvor a Deus. Louvor pela pessoa de Deus, pelo poder de Deus e pela providência de Deus.
O profeta exalta Deus ainda que venha a adversidade.
(Louvar a Deus gera intimidade)

Conclusão: 

Uma vida de oração nos faz entender que Deus usa de toda a sua Soberania na sua relação com o homem e que no tempo para realizar a Sua vontade Deus irá agir. O homem que cria uma intimidade com o Senhor será capaz de entregar uma adoração a Deus confiando em todas as circunstâncias.


Excelente Obra eu almejo.

Fiquem na Paz!!!


terça-feira, 16 de junho de 2015

Ministração Infantil - Meu Deus é um Deus grandão!!!

Fui convidada para ministrar para crianças na igreja de um colega do seminário (gosto muito de usar a palavra "colega" para os amigos de ministério da mesma forma que os profissionais de Direito também se tratam)
Que Obra abençoada que meus irmãos fazem nesta igreja. As crianças lindamente sendo doutrinadas a se comportarem com reverência no templo diante da Palavra de Deus.
As crianças louvam com instrumentos, fazem coreografias, cantam e até pregam no momento ofertório. Tudo muito bem orientado por seus líderes de ministério infantil... Uma benção!!!
Depois de um banquete de adoração coube a mim a responsabilidade de levar a Palavra de Deus para aquelas crianças cheias de unção.
Uma amiga/irmã Verônica dos Santos ( https://www.facebook.com/veronica.chic?fref=ts)  me emprestou recursos feitos em E.V.A e me deu várias estratégias para me auxiliar na ministração. Afinal, esta seria a primeira vez que eu estaria falando para crianças fora da minha igreja. Só estou começando... Aleluia!!!
Meus filhos, quanta honra, me ajudaram com as coreografias (fiz musicalização infantil) e com os recursos. Nem tem como eu expressar a alegria de dividir o púlpito com os meus filhotes... Glória a Deus!!!
Que venham outras oportunidades como esta de levar a Palavra de Jesus para outras crianças em outras igrejas e que eu possa estar sendo benção a vida delas assim como elas têm me abençoado.
A Palavra que o Senhor colocou em meu coração foi quando os amigos do profeta Daniel foram lançados na fornalha por não adorarem a estátua feita por Nabucodonosor. Falei sobre obedecermos a Deus e através de nossas vidas darmos testemunhos do poder do Senhor.

Esboço da mensagem:

Texto: Daniel 1:3-4

Tema: "Sendo obedientes a Palavra de Deus"

Recursos: 03 figuras de jovens feitos em E.V.A
                 02 músicas: "Deus grandão" - Tia Joaninha e "Fala comigo" - Água Viva kids
                 Slides em Power Point com os versículos e imagens.

* Minha apresentação e coreografia da música "Deus Grandão" - Falar sobre quem é Deus

* Introdução: Leitura do texto apresentado em slide e comentário sobre a escolha de Daniel e seus amigos.

"E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus." Daniel 1:3,4

 "E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego." Daniel 1:7

"E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino." Daniel 1:19,20

* Comentar sobre as ordens de Nabucodonosor

"Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente." Daniel 3:5,6


* Falar sobre as atitudes dos amigos e como é importante testemunhar do poder de Deus em nossas vidas.

"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." Daniel 3:17,18

* Apelo: Música "Fala comigo"

* Oração final


Verdadeiramente Deus tem falado muito comigo e a cada dia o meu Chamado se confirma. Louvado e Exaltado seja o Senhor por tanto amor e misericórdia na minha vida.

Fiquem na Paz

Excelente Obra almejo


Pedido de oração:

* Pelo início das provas semestrais; e
* Pela cruzada evangelística que a minha igreja promoverá no próximo dia 20/06.





segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sermão temático I

Mas uma vez o Senhor foi misericordioso e bondoso comigo...Fui convidada para pregar em um Congresso de Mulheres. Que dia lindo!!!!
Um sábado separado por Deus para aquelas servas do Senhor experimentarem o cuidado Dele. De 9:00 às 18:00 elas (e eu também) se sentiram como princesas mesmo, afinal somos filhas do Rei, aleluia!!!
Coube a mim levar uma palavra para as jovens e adolescentes, mas que ao final, eu creio que todas as mulheres recebem algo especial para o coração delas.
A cada dia eu sinto o Senhor me aperfeiçoando e oro e peço que eu tenha sabedoria e discernimento para eu entender que a Ele pertence toda Honra, toda Gloria e todo Louvor!
Segue o esboço do meu sermão que foi temático, ou seja, a igreja deu um tema e a partir deste tema eu desenvolvi meu esboço, o demais eu deixei o Espírito Santo falar. 


Texto: II Coríntios 2:14-17
Tema: Mulheres exalando o bom perfume de Cristo
Título: Falando com sinceridade de Jesus

Introdução:
Vamos bem para o começo das coisas, ou melhor, para o recomeço: Gêneses 8: 20-21 nos diz:
“E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.” Gênesis 8:20,21.
No Antigo Testamento temos vários exemplos de sacrifícios sendo apresentados ao Senhor e Ele os recebendo como “cheiro suave”.
A morte de Jesus na cruz leva até Deus o “cheiro suave”, Jesus é o Sacrifício Perfeito. Encerramos assim o tempo holocaustos. Jesus nos une novamente com o Senhor.
Mas e agora? Como agradar a Deus? Como fazer novamente Deus sentir a fragrância, o “cheiro suave”??? 

Texto: II Coríntios 2:14-17

1- Não sendo falsificadores da Palavra de Deus – Temos que pregar a Bíblia com toda a verdade contida nela. Não podemos fazer barganha com a Palavra de Deus. As Escrituras contêm todos os ensinamentos necessários para termos uma vida de fidelidade e que agrade ao Senhor. Ler e ensinar com textos isolados fazendo uso da Bíblia de acordo com a maneira que nos convém e não com da forma que Deus quer que façamos isso é errado e tem desagradado muito ao Senhor.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade.” II Timóteo 2:15.

2- Falando da Presença de Deus com sinceridade – Eu só posso falar com sinceridade de alguma coisa se eu a conheço bem. E aí é que está a grande questão: Eu conheço o meu Senhor? Eu sinto o cheiro Dele e Ele o meu?? Eu tenho buscado ter uma intimidade e comunhão com o Senhor? 
Porque quando eu falo de cheiro e perfume eu tenho que ter uma lembrança daquilo (memória olfativa) ou eu também posso estar bem perto e sentir o perfume.
Quero sair daqui com o perfume de Cristo / Quero sair daqui com o cheiro daquilo que eu tenho de melhor para oferecer a Deus.
“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.”
Hebreus 10:22-24

Conclusão: Que tenhamos o conhecimento da Palavra de Deus, que esta Palavra nos direcione a uma vida na presença do Senhor para falarmos com sinceridade e intimidade a cerca de JESUS e assim exalarmos o bom perfume que agrada ao Senhor.

Fiquem na Paz.

Excelente Obra eu almejo.