sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sermão expositivo I

Hoje fizemos a prova de homilética III. O conteúdo deste semestre foi baseado no livro Pregação Expositiva, Sua importância para o crescimento da Igreja – de Hernandes Dias Lopes. Uma obra importantíssima para aqueles que usar a arte de fazer sermões.
Compartilho com vocês trechos do livro para melhor entendimento e em seguida o esboço do meu sermão expositivo usado na prova.

Capítulo 3 – O conteúdo da pregação expositiva
A Supremacia da Escritura e a primazia da pregação são indispensáveis ao crescimento saudável da igreja.
SUPREMACIA DA ESCRITURA
A Bíblia é a escola do Espírito Santo onde o homem aprende tudo que é necessário e prático para ter uma vida abundante.

A Bíblia não só contém a Palavra de Deus, como também é a Palavra de Deus(Jo 17:17). Seu autor é divino, seu conteúdo infalível, sua mensagem eficaz, sua influência universal e seu poder irresistível. 

Capítulo 4 – O Propósito da Pregação Expositiva
A pregação expositiva que produz o crescimento da igreja é centrada em Deus e sensível ao homem.
Há muitos pregadores hoje, mas parece que são poucos os que pregam com poder, resultado do crescimento da igreja. Milhares têm pregado todos os domingos, mas com resultados insignificantes. Os perdidos não são salvos e os crentes não são edificados.

Outro propósito da pregação é a salvação dos perdidos e a Edificação do povo de Deus.
·         Salvação dos perdidos
A pregação é o instrumento que Deus usou para levar os perdidos à salvação. Alcançar os perdidos, ganhar pessoas de todas as nações, tribos e línguas é o nosso grande desafio e responsabilidade.
Deus não chamou sua igreja para pregar o que as pessoas querem ouvir, mas o que elas devem ouvir.
·         Edificação do povo de Deus
A Palavra de Deus não é só a semente divina mediante a qual nascemos de novo (Tg 1:18), mas também o pão divino por meio do qual somos alimentados (Dt 8:3)
Quando o pregador satisfaz uma necessidade humana específica, o sermão é relevante. A não ser que a pregação seja dirigida para a necessidade humana, ela não constitui verdadeira pregação.
Quando o pregador encontra a resposta de Deus para as necessidades humanas, ele pode ter certeza de que as ideias do sermão serão relevantes.


Sermão Expositivo

Texto: Habacuque cap. 1-2- 3

Tema: Deus responde ao que clama

Objetivo Geral: Intimidade com Deus

Objetivo específico: Esperar e confiar em Deus
Proposições: Vida de oração
                        Saber que Deus usa de várias estratégias para atender ao homem
      Adoração a Deus

Esboço:

Introdução:

O profeta Habucuque, classificado como profeta menor, rodeia o coração de Deus com suas orações pelo povo perguntando ao Senhor os motivos para Ele não agir em meio a falta de santidade de Judá. E da mesma forma hoje nós também perguntamos como e quando agirá o Senhor em nossas vidas. Este tem sido o clamor dos crentes em todas as épocas. Mas Deus sempre responde no tempo determinado por sua soberana vontade.

Capítulo 01 – O clamor do Profeta
“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.” Habacuque 1:2,3
Difícil quando vemos o povo de Deus padecendo e aparentemente o socorro Divino não chega. Muitos pastores vivem esta situação ao ver sua igreja com uma membresia tomando atitudes equivocadas e perdendo o temor a Deus. 
A igreja de Cristo deve estar sempre sendo exortada e sustentada em orações para não desviarem do caminho que leva a Jesus.
(Clamar a Deus gera intimidade).

Capítulo 02 – O profeta esperando a resposta do Senhor
“Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.
Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” Habacuque 2:1,2
A espera por uma resposta de Deus é algo desafiador. Habacuque se coloca a disposição de ouvir o Senhor : Apresentarei e vigiarei. Um servo que quer uma resposta deve se colocar a disposição de Deus para ouvi-lo e vigiar a Sua resposta. E quando a resposta de Deus chega, até quem passa ao largo vê, quem passa correndo vê e principalmente quem está perto desfruta de todo poder de Deus.
A resposta ao clamor do profeta não veio com uma boa notícia. Exílio, cativeiro, opressão!! Deus sabe como agir com seu povo. Deus sabe como deve agir com você. Confie no Senhor!
(Confiar no Senhor gera intimidade)

Capítulo 03 – Fé expressa de Habacuque
“Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Hb 3:18
O capítulo 3 é um Salmo de louvor a Deus. Louvor pela pessoa de Deus, pelo poder de Deus e pela providência de Deus.
O profeta exalta Deus ainda que venha a adversidade.
(Louvar a Deus gera intimidade)

Conclusão: 

Uma vida de oração nos faz entender que Deus usa de toda a sua Soberania na sua relação com o homem e que no tempo para realizar a Sua vontade Deus irá agir. O homem que cria uma intimidade com o Senhor será capaz de entregar uma adoração a Deus confiando em todas as circunstâncias.


Excelente Obra eu almejo.

Fiquem na Paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário