segunda-feira, 10 de junho de 2013

Casa de Profetas

Antes de começar as aulas teóricas temos o que eu chamo de aula prática. O primeiro tempo no seminário é no templo... não me lembro se já escrevi sobre isso. Mas é assim: oramos, louvamos e depois temos um preletor que trás uma mensagem de mais ou menos 05 minutos. Os alunos do 7º período já começaram a pregar. 
Hoje eu cheguei um pouco atrasada e já estava na leitura bíblica para ministração da Palavra e o preletor era meu professor de Introdução ao Antigo Testamento:


Virtudes de um verdadeiro profeta

"Porque o assunto que o rei requer é difícil; e ninguém há que o possa declarar diante do rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne.
Por isso o rei muito se irou e enfureceu; e ordenou que matassem a todos os sábios de babilônia.
E saiu o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.
Então Daniel falou avisada e prudentemente a Arioque, capitão da guarda do rei, que tinha saído para matar os sábios de babilônia.
Respondeu, e disse a Arioque, capitão do rei: Por que se apressa tanto o decreto da parte do rei? Então Arioque explicou o caso a Daniel.
E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação.
Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros;
Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de babilônia.
Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. " Daniel 2:11-19

* Um verdadeiro profeta assume suas limitações - Daniel pede um tempo para poder dar a interpretação do sonho do rei Nabucodonosor. Dobre seu joelhos diante de Deus para não ter que dobrá-los diate dos homens. Assuma suas limitações e reconheça que você depende de Deus.

* um verdadeiro profeta pede ajuda - Precisamos dos outros. Daniel vai até seus amigos e pede que orem pedindo a misericórdia de Deus. É necessário estarmos em comunhão. Deus atende a oração deles é a interpretação do sonho é revelada a Daniel.

" Respondeu o rei, e disse a Daniel (cujo nome era Beltessazar): Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?
Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios." Daniel 2:26-28a

* Um verdadeiro profeta reconhece que há somente um DEUS. O Senhor levanta hoje e quer que sejamos verdeiros profetas. Falando para libertas os cativos, quebrar grilhões, fazer conhecido o Evangelho da Salvação. Homens e mulheres obedientes e tementes ao Espírito Santo que está em nós.

"Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?
Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.
Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.
Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?
Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.
Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. " Jeremias 23:23-32

Excelente Obra eu almejo.

Fiquem na Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário